segunda-feira, 10 de junho de 2013

Um pouco de história: Coco Chanel a origem

Chanel... Quem nunca ouviu falar de Coco Chanel? Quando ouve-se esta palavra "Chanel" pronunciada por uma mulher, logo nos remetemos a bolsas, sapatos, roupas e acessórios com um estilo clássico e esplendoroso. Mas por traz de todo o glamour que as mulheres desfilam, existe uma mulher, um dom, um talento esplendido que permanece desde dos primórdios de 1920, quando foi inaugurada a primeira sede da Chanel em Paris.


Gabrielle Bonheur Chanel nasceu em 1883 (1883-1971), em Saumur França, embora ela diria mais tarde que sua verdadeira data de nascimento era 1893, fazendo seus dez anos mais jovem. O pai, Albert Chanel, era feirante e a mãe, Jeanne Devolle, era doméstica. Sua mãe faleceu quando ela tinha 6 anos, deixando seu pai sozinho com seus 5 filhos.
Coco Chanel foi enviada ao colégio interno onde aprendeu o ofício de costureira. Aos 18 anos deixou o internato e inicio seu trabalho de costureira trabalhando para um alfaiate local.
Foi durante uma breve passagem como cantora em cafés e salas de concerto que Gabrielle adotou o nome de Coco, um apelido dado a ela por soldados locais.
Durante a primeira guerra mundial, Chanel tornou-se amante de um ex-oficial militar rico e herdeiro de uma fabrica de tecidos chamado Etienne Balsan - 1908. Aos 23 anos ela se mudou para o castelo dele, onde viveu por três anos como sua amante. Foi ai que ela começou a concepção e criação de chapéus como uma diversão, que depois se transformou em um empreendimento comercial.    
Ela então começou um relacionamento com um industrial rico Inglês chamado Edward Arthur 'Boy' Capel, que era um amigo de Balsan. Ele instalou-la em um apartamento parisiense e financiou suas primeiras lojas. Sua primeira loja de chapéus foi aberta em 1910 em Paris. Capel morreu em 1919 em um acidente de carro. 
Na década de 20 Chanel foi a primeira mulher a criar um modelo de calça feminina, inspirada nas roupas masculinas e seguindo a geração pós guerra. Por volta de 1920,a Maison Chanel foi fundada na rua Cambon, 31 em Paris (que continua a ser a sua sede até hoje) e tornou-se um ícone de moda e estilo com o surpreendente corte de cabelo e se colocou na vanguarda de estilo moderno.   


Perfume Chanel nº 5.


Em 1922, ela lançou o perfume Chanel No. 5, que continua popular até hoje. Dois anos depois, Pierre Wertheimer se tornou seu parceiro de negócios (assumindo 70% do negócio de fragrâncias), e supostamente seu amante. Os Wertheimers continuar a controlar a empresa de perfumes até hoje.


Coco Chanel e seu casaco clássico.
Em 1925, Chanel lançou seu casaco, cardigã assinatura, e no ano seguinte, acompanhado de seu sucesso  o seu pequeno vestido preto. Ambos os itens continuam a ser uma parte grampo de cada coleção Chanel.


Poltrona na sala de Coco Chanel. Ela foi fotografada diversas vezes neste cenário.

Um vídeo super interessante sobre o casaco clássico Chanel pode ser visto AQUI.



XXX

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos Comentar!